Os Sistemas de Incentivos às empresas são instrumentos fundamentais para a dinamização da economia impulsionando o crescimento económico pelo aumento da produtividade e da competitividade empresarial. Os sistemas de incentivos, sejam de natureza nacional ou europeia têm assumido um especial relevo no financiamento de diversas atividades das empresas Portuguesas.
Sistemas de Incentivos Nacionais
- SI Inovação Produtiva:
- Incentivos ao investimento na produção de novos bens e serviços ou melhorias da produção atual através de transferência de conhecimento;
- Adoção de novos ou melhorados processos ou métodos de produção, logística, distribuição, organizacionais ou de Marketing;
- Expansão de capacidades de produção em atividades de alto conteúdo tecnológico ou com procuras internacionais dinâmicas;
- Criação de unidades ou linhas de produção com impacto relevante ao nível do produto, das exportações ou do emprego;
- Introdução de melhorias tecnológicas;
- Criação de empresas e sua capacitação nos primeiros anos de desenvolvimento.
- SI Investigação e Desenvolvimento Tecnológico:
- Apoio a projetos de I&DT promovidos por empresas, compreendendo atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental conducente à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.
- SI Internacionalização das PME:
- Reforço das áreas-chave do negócio, devendo conduzir ao aumento da sua capacidade competitiva, produtividade, flexibilidade e internacionalização empresarial, nomeadamente, no acesso aos mercados externos.
Sistemas de Incentivos Europeus
São vários os Programas de Incentivo de âmbito Europeu a que as empresas podem concorrer, dos quais se salienta o 7PQ, LIFE+, CIP, Interreg. Todos estes programas visam o estabelecimento de parcerias internacionais com vista à transferência de tecnologia, conhecimento ou desenvolvimento de atividades de I&D.
O CITEVE possui uma equipa multidisciplinar e com larga experiência na preparação de candidaturas, individual ou em consórcio, aos diversos sistemas de incentivos bem como no acompanhamento durante a execução de projetos, que poderá englobar desde o acompanhamento técnico-científico até ao acompanhamento financeiro - preparação e submissão de despesas e respetivos relatórios financeiros.
Não deixe passar estas oportunidades! Contacte o CITEVE para identificar, em conjunto, as oportunidades de acesso a financiamento e analisar de que forma poderão ser suportadas as suas atividades/investimentos.