Galeria
Galeria
Etiqueta de Manutenção e Conservação
O sistema de etiquetagem de conservação fornece aos consumidores, empresas têxteis e lavandarias, as informações sobre os tratamentos de conservação mais adequados dos produtos têxteis.

O respeito pelas instruções de limpeza e conservação garante que o aspeto e dimensões dos artigos se manterão após tratamentos repetidos, permitindo assim aumentar a vida útil do produto.

Disponibilizamos os serviços necessários para atribuir a simbologia de limpeza e conservação de artigos destinados a lavagem doméstica e artigos destinados a lavagem industrial

LAVAGEM DOMÉSTICA

A norma ISO 3758 estabelece um sistema de símbolos destinados a usar na marcação de artigos têxteis, que fornecem aos consumidores informação sobre os tratamentos domésticos mais adequados para lavar, secar ou limpar, de forma doméstica, os seus artigos têxteis.

O GINETEX (Associação Internacional para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis) que desenvolveu o sistema de símbolos, concordou que a ISO os utilizasse e os incluísse nesta Norma Internacional. Para informação adicional consultar em www.ginetex.net.

Em certos países, existem outros regulamentos ou requisitos específicos relacionados com a etiquetagem de conservação e certos símbolos de conservação. (para os Estados Unidos consultar em www.ftc.gov)

A norma ISO 6330 especifica vários procedimentos de lavagem e secagem doméstica, assim como máquinas, detergentes e balastros adequados à região internacional na qual o têxtil irá ser utilizado pelo consumidor.

A avaliação do desempenho dos artigos têxteis à lavagem e secagem doméstica é feita com base nesta norma e também na avaliação de outros parâmetros como por exemplo solidez das cores à lavagem, ao branqueamento, à passagem a ferro e à limpeza a seco.
De seguida é apresentado um exemplo de etiquetagem:


LAVAGEM INDUSTRIAL

A norma ISO 15797 foi desenvolvida para ajudar os confecionadores, fornecedores e profissionais de lavandaria a avaliar e especificar peças de vestuário de trabalho usadas na indústria de aluguer de têxteis e no vestuário de proteção individual. Esta norma especifica oito processos diferentes de lavagem, com temperaturas de 75ºC ou 85ºC e dois processos de secagem/acabamento: em tambor e em túnel/cabine.
A norma ISO 30023 fornece um sistema de símbolos, para a etiquetagem de vestuário de trabalho e vestuário de proteção destinado a ser lavado de forma industrial.

De seguida é apresentado um exemplo de etiquetagem:

Ana Paula Fonte

Lab Física Têxtil

afonte@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: