A aquisição de um DSC Mettler Toledo 3+, no mês de março, vem complementar o parque analítico do Laboratório de Fibras, capaz de determinar a capacidade calorífica (Cp) em fibras têxteis e polímeros, as temperaturas de fusão (Tf) e cristalização, a temperatura de transição vítrea (Tg), a temperatura e tempo de oxidação (OIT, OOT) e a temperatura de desidratação.
O DSC (Calorimetria Diferencial de Varrimento) é uma técnica que mede as diferenças das trocas de calor entre uma amostra e uma referência. O método de ensaio consiste em aquecer e/ou arrefecer uma amostra a velocidade controlada, sob ação de um gás de purga específico com fluxo controlado, e com um dispositivo de deteção adequado para observar as diferenças das trocas de calor.
No caso do Laboratório de Metrologia, a atual acreditação de 10kg passará, dentro em breve, a ser de 30kg, aumentando assim a capacidade de calibração de balanças de laboratório até esse peso.
Este laboratório, acreditado pelo IPAC, calibra e ensaia um vasto leque de grandezas para responder às necessidades laboratoriais e instrumentação de controlo da qualidade. Consulte aqui alguns equipamentos que habitualmente verificamos.