O UV STANDARD 801 é a certificação mais rigorosa para têxteis com fator de proteção à radiação ultravioleta (UV).
O CITEVE é membro da International Test Association for Applied UV Protection (Associação Internacional de Ensaios para a Proteção Aplicada de Raios Ultravioletas), representando em Portugal esta entidade responsável pelo desenvolvimento do rótulo UV STANDARD 801, que visa a certificação de artigos têxteis para vestuário ou para artigos de sombra, relativamente à proteção à radiação UV.
A determinação da proteção UV, de acordo com o UV STANDARD 801, tem em consideração as situações do dia-a-dia aplicadas ao material. Vai além dos requisitos de outras normas igualmente utilizadas como AS/NZS 4399, EN 13758-1 e AATCC 183, nas quais o grau de proteção à luz ultravioleta (UPF) é determinado com o têxtil no estado original ou original e molhado.
De acordo com o UV STANDARD 801, o grau de UPF é determinado não só no estado original mas também após situações de simulação ao uso e desgaste, nomeadamente abrasão, lavagem tensionamento e molhagem, proporcionando aos consumidores um UPF mais fiável.
Assim, é expectável que o
fator determinado pelo UV STANDARD 801 seja significativamente mais baixo mas
mais realista sendo mais seguro para o utilizador.
ETIQUETAS [informação importante]
Salientamos que o vestuário de proteção UV é considerado equipamento de proteção individual, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/425 relativo aos equipamentos de proteção individual. Assim, além da evidência de proteção UV, é necessária a aposição da marca CE. O vestuário deve cumprir os requisitos gerais de vestuário de proteção. A conformidade destes requisitos não está incluída na certificação de acordo com o UV STANDARD 801.