Galeria
Galeria
RegioGreenTex quer implementar um modelo de economia circular no ecossistema têxtil europeu
Os 43 parceiros do RegioGreenTex, entre os quais o CITEVE, reuniram-se nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Bruxelas, para assinalar o lançamento deste projeto de três anos que irá mudar a maneira como tratamos a reciclagem têxtil.

Regions for Green Textiles - conhecido como RegioGreenTex - é uma iniciativa de parceria de hélice quádrupla que visa mapear e reduzir as dificuldades que existem atualmente na implementação de um modelo de economia circular no ecossistema têxtil, em toda a União Europeia.

O RegioGreenTex vai apoiar soluções tangíveis ao nível das PME, onde o desperdício têxtil tem ganho importância. O projeto contribuirá para manter e criar empregos no sector têxtil europeu, retomar a produção na Europa e tornar a cadeia de valor têxtil da União Europeia mais competitiva e resiliente. Contribuirá para os objetivos de redução da pegada carbónica, do consumo de energia e de água presentes no Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal).

Liderado pela EURATEX, o projeto junta 43 parceiros de 11 regiões europeias e 24 PME pioneiras em soluções inovadoras para a reciclagem de resíduos têxteis. Juntas, as PME abrangem vários segmentos da cadeia de valor de têxteis circulares (triagem, reciclagem de materiais para fibra, remoção de contaminantes, processamento de fibras recicladas para novos materiais têxteis), fornecem soluções concretas para os estrangulamentos da cadeia de valor da EU, mas também aproveitam as oportunidades de mercado. O projeto irá também promover o desenvolvimento de cinco ReHubs regionais em algumas das mais importantes regiões têxteis da União Europeia.

O RegioGreenTex conta com o apoio da Comissão Europeia através do Interregional Innovation Investments Instrument - I3, e será coordenado pelo European Innovation Council and SMEs Executive Agency (EISMEA).

De acordo com Dirk Vantyghem, Diretor-geral da EURATEX, "o RegioGreenTex vai apoiar as nossas empresas na transição para um novo modelo de negócio sustentável. Estamos contentes pelas 24 PME envolvidas, que irão beneficiar diretamente da iniciativa. O projeto deverá também mobilizar as autoridades regionais a empenharem-se na reciclagem de resíduos têxteis, o que pode dar uma nova dinâmica à indústria têxtil em geral.".

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: