CANDIDATURA NÚCLEO IDT
A candidatura à incubação no CAR-IDT de um Núcleo de IDT é feita através do preenchimento da Ficha de Pré-Candidatura Núcleo IDT. Após submissão da Ficha de Pré-Candidatura Núcleo IDT será feita uma análise à qualidade da proposta por peritos independentes.
A análise da Ficha de Pré-Candidatura é feita no prazo máximo de 20 dias úteis, podendo ser solicitados esclarecimentos ao promotor durante esse período.
Em função dos resultados da avaliação, a empresa será convidada a protocolar com o CITEVE a admissão do Núcleo de IDT no CAR-IDT.
CANDIDATURA NOVA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA
A candidatura de uma empresa ou empreendedor que pretenda instalar-se no CAR-IDT CITEVE, é formalizada através da elaboração da Ficha de Pré-Candidatura Nova Empresa. Após submissão da Ficha de Pré-Candidatura Nova Empresa, será feita uma primeira análise à qualidade da proposta de ideia por peritos independentes.
A análise da Ficha de Pré-Candidatura é feita no prazo máximo de 20 dias úteis, podendo ser solicitados esclarecimentos ao promotor durante esse período. Em função dos resultados da avaliação, o empreendedor passa à fase seguinte e será convidado a apresentar um Plano de Negócios devidamente pormenorizado (com acompanhamento do CAR-IDT CITEVE).
O Plano de Negócios será uma ferramenta importante não só para análise do negócio por parte da estrutura técnica do CAR-IDT mas também para apresentar a potenciais investidores, Capitais de Risco, Business Angels, entre outros.
PLANO DE NEGÓCIOS
Elaborar o plano de negócios é uma fase essencial rumo à criação da sua empresa, pois materializa no papel toda a sua ideia. É neste documento que muitas vezes nos apercebemos dos pontos fracos da ideia e que temos que melhorar.
O Plano de Negócios é uma ferramenta estratégica de previsão do projeto empresarial. O empreendedor deve utilizá-lo para planear e comunicar com parceiros e financiadores.
A estrutura do Plano de Negócios divide-se em 10 passos:
1. Sumário executivo;
2. Apresentação do Negócio;
3. Enquadramento Sectorial;
4. Produtos & Serviços;
5. Produção;
6. Organização e Gestão;
7. Recursos Humanos;
8. Estratégia de Marketing;
9. Análise de Riscos;
10. Análise de Viabilidade Económico-financeira.
Estes 10 passos devem ser capazes de definir com exatidão o projeto empresarial.