O CITEVE realiza um conjunto de ensaios para a quantificação de agentes químicos e físicos presentes nos locais de trabalho, possuindo um conjunto variado de equipamentos de medição, o que lhe permite uma grande diversidade e flexibilidade na prestação de serviços nesta área de intervenção.
Além dos ensaios já formatados, podem ser apresentadas propostas de execução de outros ensaios necessários à caraterização dos locais de trabalho, em função das necessidades de cada cliente. O trabalho é elaborado por técnicos de segurança no trabalho com CAP (certificado de aptidão profissional) emitido pela ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho).
RUÍDO OCUPACIONAL
Este ensaio contempla a medição dos níveis de ruído nos postos de trabalho e a avaliação da exposição dos trabalhadores ao ruído com base no Decreto-Lei 182/2006.
Pode ainda ser efetuada a seleção e/ou verificação dos protetores auditivos, de forma a verificar e/ou propor protetores auditivos adequados aos níveis de ruído existentes, e o preenchimento das fichas individuais de ruído.
ILUMINAÇÃO
Este ensaio contempla a medição dos níveis de iluminância nos postos de trabalho, com base na Norma ISO 8995, e a verificação da adequabilidade dos níveis de iluminação existentes ao tipo de atividades realizadas em cada posto de trabalho.
GASES E VAPORES
Estes ensaios contemplam a medição dos níveis de gases e vapores orgânicos e inorgânicos nos postos de trabalho (compostos orgânicos voláteis e muito voláteis, hidróxido de sódio, peróxido de hidrogénio, cloro, dióxido de carbono, monóxido de carbono, etc.), de forma a comparar os resultados obtidos com os valores limite de exposição (VLE) referidos na legislação e/ou normalização aplicável.
EMPOEIRAMENTO
Este ensaio contempla a medição dos níveis de poeiras nos postos de trabalho (poeiras de algodão, poeiras totais, poeiras respiráveis, sílica, poeiras metálicas, etc.), e a comparação dos resultados obtidos com os valores limite de exposição (VLE) definidos na legislação e/ou normalização aplicável.
AMBIENTE TÉRMICO
Este ensaio contempla a medição das condições ambientais nos postos de trabalho (temperatura do ar, temperatura húmida, temperatura do globo e velocidade do ar), de forma a determinar o WBGT (parâmetro utilizado para avaliar o conforto térmico de trabalhadores expostos a ambientes quentes), com base nas normas ISO 7243, ISO 7726 e ISO 9920.